Torre de Moncorvo e o centro irradiador deste circuito, ao receber, pelo Pocinho, os viajantes provenientes de Vila Nova de Foz Côa, mas também os que da Régua e do Porto demandam a região através da linha de caminhos de ferro do Douro e pela sua via fluvial. De Barca de Alva se pode viajar também, pelo rio e pela estrada (N 221) que, atravessando Freixo de Espada .
Cinta chega a Carviçais (N 220) e ascende directamente aquela sede do concelho. A sua situação geográfica e estrutura de hotelaria e restauração permite-lhe funcionar como duplo portal do Parque Natural do Douro Internacional e do Parque Arqueológico do Vale do Côa.
Visita Virtual
O monumental Vale da Vilariça
Centro histórico de Moncorvo
Torre de Moncorvo - Mogadouro - Freixo de Espada-á-Cinta
...Calma e laboriosamente, a golpes de enxadão, numa paciência pelo menos igual a da natureza, as criaturas simples que se espalham pelo planalto vão lavrando a terra. A sua maneira lutam por valores que procuro servir também. Mas que grandeza a delas, a escrever incansavelmente no livro da terra paginas infindáveis de suor anónimo, e que pequenez a minha, a lançar no papel meia dúzia de versos arquejantes e assinados!
Miguel Torga, Diário, Lagoaça, 27 de Outubro de 1956
|
Mapa
Os grandes quadros paisagísticos
Esta é verdadeiramente a região charneira entre os grandes quadros paisagísticos do Douro e de Trás-os-Montes, cuja historia natural e social se associa a importância da Veiga da Vilariça, autentico geomonumento, sulcado pela ribeira com o mesmo nome na parte ocidental e, marcada mais a Sul, pela Serra de Reboredo. O vale monumental da Vilariça, o Rio Sabor e as Serras do Reboredo e Mogadouro que se estendem pela raia entre os rios Sabor e Douro, enquadram a paisagem.
|
O património de Torre de Moncorvo
A Igreja Matriz datada do Renascimento. A sua peca mais valiosa e um retábulo flamengo, esculpido em madeira, que representa diversos passos da vida de Santa Ana. A Igreja da Misericórdia apresenta um interessante portal renascentista e uma janela manuelina, possuindo um belíssimo púlpito com a forma de um cálice esculpido em granito, decorado com motivos góticos.
Nas suas cercanias, recentes escavações arqueológicas puseram a descoberto os vestígios das muralhas e encontra-se a casa - museu que documenta a Roda dos Expostos. Destaque ainda para o Chafariz Filipino, o pelourinho manuelino e varias casas brasonadas. As muralhas e ruínas de Vila Velha de Santa Cruz (sobre o Vale da Vilariça), as Igrejas de Mos, que conserva o seu pelourinho, Santiago Maior de Adeganha (e o seu Castro do Baldoe
|
Portal da Igreja Matriz.LAC
|
Fábrica das Velas, Felgueiras.
|
O património de Freixo de Espada-à-Cinta
Foi o berço do poeta Guerra Junqueiro, que aqui tem uma Casa - Museu. E de Jorge Alvares, mercador, cronista do Japão e primeiro explorador português da Ásia. Do antigo castelo ficou uma imponente torre heptagonal, única nos pais. A Igreja Matriz alberga um Retábulo da Escola de Grão Vasco (ou flamengo?), composto de dezasseis tábuas, representando a Virgem e a vida de Cristo, com a singularidade de nelas se representar S. Mateus com óculos! Estão classificados como monumento nacional. Destaque, ainda, para o Convento de S. Filipe de Néri séc. XVII, a Congregação do Oratório, onde será instalado um Museu vocativo dos Missionários, para o pelourinho, fachadas e portas do estilo manuelino. A arte paleolítica do período superior está apresentada pelas figuras rupestres de Mazouco (EN221, saindo da sede do concelho a 14 km apanha-se a estrada para o Mazouco e daí o estradão para a Ribeira
|
O património de Mogadouro
O castelo, que conserva apenas a torre de menagem e alguns vestígios da muralha. Os seus edifícios mais notáveis são o Convento de S. Francisco, que sobreviveu ao incêndio dos finais do século XIX e a sua Igreja de N» Sr.» da Conceição, templo de uma só nave dominado por uma imponente torre campanário, muita rica em talha e escultura. A Igreja Matriz, de três naves, dedicada a S. Mamede, com altares de talha dourada, barroca. A Igreja de Algosinho, de estilo românico. A Torre de Penas Róias, construída em xisto quartzítica, antiga atalaia dos templários (1116), situada sobre a aldeia de Penas Róias, onde existe também uma estacão arqueológica, que com a de Lagoaça, Pala Pinta (Alijo) e Cachão da Rapa (Carrazeda de Ansiães), constituem os mais importantes testemunhos de pintura rupestre na região. O castelo de Oleiros e a Igreja de Azinhoso, também de traça românica. Em Mogadour
|
Rotas Transfronteiriças
A Rota dos Parques Naturais do Douro Internacional/ Mogadouro, Miranda do Douro, Freixo de Espada à Cinta, Formoselle.
A Rota dos Vinhos do Douro.
Em Espanha, Ribera Duero, com a Ribera Alta, Ribera Burgalesa e Ribera Baja ( Valladolid); Ribera de Arlanza, entre Lerma e Covarrubias; D.O. Cigales; Rueda; Toro; Tierra Del Vino De Zamora; Arribes Del Duero.
Em Portugal:
|
A Rota do Turismo Ecológico
Em Portugal, para N e NE, do Parque Natural do Douro Internacional (Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta, Figueira de Castelo Rodrigo), para a Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo (Macedo de Cavaleiros), o Parque Natural de Montesinho (Bragança, Vinhais) e o Parque Nacional da Peneda-Gêres (Braga, Arcos de Valdevez, Terras do Bouro, Montalegre). Para NW, o Parque Natural do Alvão (Vila Real, Mondim de Basto). Para S e SE, em direcção ao Parque Natural da Serra da Estrela (Guarda, Gouveia, Manteigas e Seia), a Reserva Botânica do Cambarinho (S. Pedro do Sul), a Área de Paisagem Protegida da Serra do Açor, a Mata da Margaraça e a Fraga da Pena (Benfeita, Arganil), as reservas biogenéticas do Paúl de Arzila (Condeixa-a-Nova, Coimbra), Paúl de Madriz (Soure, Coimbra) e Paul da Quinta do Taipal (Montemor-o-Velho, Coimbra). E, no extremo S da região, a Reserva Natural da S
|
Parque Natural del Cañon del Río Lobos. LAC
|
Informação Turística
Festas e Romarias
Enterro do Entrudo - Freixo de Espada a Cinta - 4 de Marco
Feira da Cereja - Torre de Moncorvo - 10 de Maio
Feira do Queijo - Torre de Moncorvo . Marco
|
|