Escolher a lingua : 
 

CIRCUITO TURÍSTICO III: MEDA - MARIALVA - LONGROIVA - MUXAGATA
Como chegar | Visita Virtual | Mapa | Os grandes quadros paisagísticos | O património da Meda | Rotas Transfronteiriças | Informação Turística

 Como chegar

A Meda se chega, vindo do Douro, por S. João da Pesqueira (N222) ou Vila Nova de Foz Côa, oportunidade para começar o circuito pelo Centro de Interpretação do Parque Arqueológico do Côa, sediado na Muxagata. Mas também por Viseu, via Penedono (pelas N229 e N331) e, numa ligação mais directa ao grande eixo rodoviário que é a IP5, seguindo a estrada que de Celorico da Beira ascende ao cruzamento de Trancoso e dali a Marialva ou Longroiva (pela N102/E802, que, a Norte vai ligar e IP 4 e a Bragança).

 Visita Virtual
  • Aldeia medieval de Marialva
     Mapa
     Os grandes quadros paisagísticos

    O planalto da Meseta Ibérica tem nas terras de xisto da Meda o seu limite ocidental. A leste e a sul, erguem-se escarpas de granito, cobertas de imponentes penedias, sinais visíveis dos cataclismos geológicos que moldaram a paisagem. Afloramentos descontínuos de arenitos, completam o quadro, onde avulta a depressão de Longroiva, que a ciência designa como um graben. A tectónica gerou, do interior da terra, uma fossa profunda que e hoje a fértil Veiga de Longroiva e nela fez brotar nascentes sulforosas, actualmente disponíveis para a actividade termal, mas cujo uso remonta a época dos romanos, que aproveitavam aquelas aguas (e as de Ariola) para tratamento das doenças da pele e do reumatismo, como o fariam na Idade Media os Templários. Aqui se cruzam, no quadro da bacia hidrográfica do Douro, a ribeira Teja e o rio Massueime, afluente do Côa.

     O património da Meda

    Além do conjunto de arte rupestre da Ribeira do Pisco, a que se tem acesso pelo Centro de Interpretação da Muxagata, no concelho vizinho de Foz Côa, integrado no complexo do Parque Arqueológico do Vale do Côa, merecem destaque o abrigo ornamentado da Cabeleira de Nossa Senhora, nas Chãs de Foz Côa, datado da transição entre o paleolítico e o neolítico, depois cristianizado, e a estátua-menhir de Longroiva, da Idade do Bronze.

    O dólmen melhor conservado situa-se no Telhal, na serra de Ourozinho, perto de Ranhados.

    A cultura castreja apresenta na região características muito arcaicas e primitivas, provavelmente d

    Centro de Interpretação da Muxagata, Parque Arqueológico do Vale do Côa

    Marialva, Pelourinho e Castelo.

    Castelo de Ranhados.

     Rotas Transfronteiriças

    O caminho francês da Rota de Santiago, que cruza a Espanha do Norte, tem ligação a fronteira em Escarigo, seguindo para Almofala, Nave Redonda, Castelo Rodrigo, Pinhel, Vila Franca das Naves, Trancoso, onde derivava para Marialva e Longroiva, seguindo para Norte por Moreira de Rei, Sernancelhe (Santuário da Lapa), Moimenta da Beira, Mondim da Beira, (S. João de Tarouca-Salzedas e Torre da Ucanha) e, com passagem em S. Pedro de Balsemão, atingia Lamego.

    Rota das Aldeias Históricas, de N-S: Marialva, Castelo Rodrigo, Almeida, Trancoso, Castelo Bom, Linhares, Piódão, Sortelha, Idanha-a-Velha e Monsanto para as cidades e aldeias históricas, de Zamor

     Informação Turística

    Festas e Romarias

    Nossa Senhora da Conceição - Meda - 8 de Dezembro

    Nossa Senhora do Torrão - Longroiva - 8 de Setembro

    Senhor Bom Jesus dos Passos - Meda - 17 de Agosto

    Um dos Centros de Congressos existentes nas sedes de Concelho da Região: Centro Cultural da Meda . JMM/PC

  • © 2005 Copyright
    Roteiro do Vale Côa e Além Douro
    Plano do sítio | Contacto