Escolher a lingua : 
 

CIRCUITO TURÍSTICO V: TRANCOSO - CIDADELHE - PINHEL
Como chegar | Visita Virtual | Mapa | Os grandes quadros paisagísticos | O património de Trancoso | O património de Pinhel | Rotas Transfronteiriças | Informação Turística

 Como chegar

Trancoso, situa-se num amplo planalto que prolonga para nascente o sistema orográfico da Serra da Estrela, pela Serra de Almanzor ou do Pisco, ate a  plataforma serrana da Nave, dividindo a bacia do Mondego da Bacia do Douro. Constitui o portal de entrada pelo Sul no Parque Arqueológico do Vale do Côa (pela N102/E802), em paralelo com Pinhel (que liga a IP5 pela N234) e serve de charneira a sub-região Raiana.

Actualmente, dista apenas 17 km da IP5 (saída para Bragança e Celorico da Beira, pela N102/E802, que vai ligar a IP 4 e a Bragança) e, a Leste e Oeste faz convergir para este circuito as estradas da fronteira de Vilar Formoso, de Coimbra (pela IP3) e da região da Serra da Estrela (via Mangualde, N

 Visita Virtual
  • Paisagem do médio Côa, vista do alto do castelo de Pinhel
  • Trancoso, cidade entre muralhas
  • O castelo de Pinhel
     Mapa
     Os grandes quadros paisagísticos

    Elevando-se a 900 m de altitude sobre a chã do Mondego, e o limite da Terra Fria antes da transição que a Meda oferece para o Douro, de Terra Quente. Constitui também o interface de comunicação com o Douro – Sul, por Lamego e a região de Dão – Lafões, através das Terras do Demo, retratadas por Aquilino Ribeiro no livro homónimo, onde se ergue a Serra da Lapa e o seu santuário, e nascem os rios Vouga e Paiva.

     O património de Trancoso

    O castelo e as muralhas, com a vila adossada aos seus muros, as Igrejas de Santa Maria de Guimarães, da Misericórdia, de Nossa Senhora da Fresta e de S. Pedro, varias capelas e o pelourinho, que se encontra também em Guilheiro e Moreira de Rei, com o Castelo, a Igreja de Santa Marinha e as suas sepulturas. O cruzeiro do Senhor da Boa Morte, as Casas medievais dos Arcos e a Necrópole a noroeste das muralhas de Trancoso. Dentro delas decorre, no verão, uma feira medieval.

    Trancoso, Terra do Bandarra, sapateiro, patriota e poeta.

    "Quando eu morrer achareis,

    Por desgraça ou por ventura,

    Interior do Castelo.

    Vila dentro de muralhas.

    Mosaico agro florestal. Paisagem de bocage. JMM

     O património de Pinhel

    O poderoso Castelo e a Torre do Relógio, as Igrejas de Santa Maria, da Misericórdia e de S. Luís, o Paço Episcopal, as Casas quinhentistas e os solares de Mendes Pereira, Mena Falcão, Cortes Reais, Antas e Meneses, actual Câmara Municipal, os pelourinhos de Pinhel, Alverca da Beira e Lameal, o núcleo de arte rupestre da Faia, em Cidadelhe, as sepulturas escavadas na rocha de Vascoveiro e da Senhora da Ajuda, no Pereiro, a villa romana de Prado Galego, nas cercanias da cidade. As Igrejas de Vale de Madeira e Bogalhal. Em Souropires, o Solar dos Távoras, o castro e o núcleo medieval de Cidadelhe. Na etnografia, os tamancos e rendas de Alverca da Beira, os tanoeiros de Malta e os cesteiros. A pesca e as praias fluviais da Ribeira de Massueime e do Côa.

    Castelo e Serra da Marofa. JMM

    Marca de pedreiro. PC

    Praça Sacadura Cabral.

    Solar dos Távoras. DGEMN

    Moinho de Massueime. ADERCI

     Rotas Transfronteiriças

    De Trancoso, terra de ourives, ou Pinhel, se passa à Salamanca da Rota da Prata, percurso histórico e cultural que de Mérida ruma a Norte ate Astorga. Parte da antiga Emérita Augusta, vizinha de Badajoz, para Aljucén, Aldea del Cano, Cáceres, Embalse de Alcântara, Grimaldo, Galisteu, Câparra, Baños de Montemayor, Fuenterroble de Salvatierra, San Pedro de Rozados, Salamanca, El Cubo da La Tierra del Vino, Zamora, Riego del Camino, Benavente, Álija del Infantado, La Bañeza... e Astorga.

    Aqui passam as Rotas da Romanização, que ligavam as províncias da Lusitânia e da Bética, de Meidóbriga (Freixo de Numão) para Sul, a Lancia Oppidana (Guarda),  a Egitânia (Idanha-a-Velha), a Ammaia (perto de Marvão) e, pela

    Conimbriga. LAC

    Mérida. LAC

    Ponte de Trajano ou de Alcântara. Rio Tejo.  LAC

     Informação Turística

    Festas e Romarias

    Santo António - Pinhel - 13 de Junho

    N. Sr. da Torre - Pinhel - 15 de Agosto

    São Marcos (Feriado Municipal) -Trancoso - 29 de Maio

    São Brás -

    © 2005 Copyright
    Roteiro do Vale Côa e Além Douro
    Plan del lugar | Contacto