 |
 |
|
 CIRCUITO TURÍSTICO VI: ALMEIDA -CASTELO MENDO-SABUGAL- SORTELHA
Como chegar
Almeida e a porta mais internacional deste circuito, aberta para a fronteira de Vilar Formoso Fuentes de Oñoro, que dela dista apenas 15 km, sendo a N322 o seu eixo de ligação com o Sabugal. De Espanha se chega pela estrada de Salamanca (E80/N620) ou pela via-férrea. De Coimbra, Aveiro e Viseu, pela IP5 e nos comboios da linha internacional da Beira Alta, via Guarda. Ou ainda pela N233, que encontra a saída desta cidade a IP2, o principal acesso para quem vem da Cova da Beira, pela Covilhã ou Belmonte (N18-3) e chega de Lisboa atravessando a nova auto estrada da Beira Interior (A23) ou a velha linha férrea da Beira Baixa, existindo um pequeno aeroporto na vizinha Penamacor.
|
Visita Virtual
A cidadela de Almeida
O planalto da raia visto de Almeida
Mapa
Os grandes quadros paisagísticos
A Cordilheira Central que separa as duas Castelas penetra em Portugal por este território, pela Serra das Mesas (1.336 M) e a de S. Cornélio ou da Malcata ( 1.005 M).
O rio Côa nasce na primeira, a 1060 m de altitude e corre para Norte durante 140 km, para desaguar no Douro. Na segunda foi criada uma Reserva Natural para proteger o lince ibérico, ameaçado de extinção. São serras de granito e xisto, com pastagens de montanha, brenhas, urzes, giestas e piornos, soutos e carvalhais antiquíssimos, pinhais recentes, onde se acoitam javalis e, ate há poucos anos, se recolhiam lobos, refugio de águias e grifos, hoje também extintos, terras de granito e xisto, vales profundos que drenam os seus rios para a bacia do Douro ou d
|
Uma das unidades de Turismo Rural da região. JMM
|
O património de Almeida
Recebeu foral de D. Dinis em 1296, que mandou construir o seu castelo, no lugar onde se ergue hoje a cidadela e, depois, de D. Manuel, que chamou o próprio arquitecto da Batalha, Mateus Fernandes, para avaliar as obras de reconstrução da sua fortaleza. Formidável praça de armas setecentista, edificada segundo o modelo de Vauban e no âmbito da acção reformadora do Marques de Pombal e do Conde de Lippe, tomou parte activa nos conflitos militares com Espanha e nas guerras peninsulares. Perdido o seu valor militar, foi prisão dos liberais. A Igreja Matriz de Almeida e a Igreja da Misericórdia, setecentista. A aldeia de Castelo Mendo, com as suas casas manuelinas e filipinas, alminhas e calvário, integrada na rota das aldeias históricas. O castelo medieval de Castelo Bom (EN16).
O património do Sabugal
No Alto Côa, os castelos de Alfaiates, Sabugal, Sortelha e Belmonte constituíam, na Idade Média, o sistema defensivo, que cobria a muralha natural da Serra da Estrela e se apoiava no fosso profundo do rio Zêzere. Num cotovelo do rio, entre duas férteis veigas, ergueu-se o castelo do Sabugal, que conserva parte da muralha. Na vila, destaque para a Igreja da Misericórdia, que remontara ao séc. XIII/XIV. Antigo feudo leonês, constitui tributo do acordo de paz e partilha entre Fernando o IV e D. Dinis. Sob a protecção das suas muralhas se celebraram tratados e casamentos, destinados a trazer a paz e a cooperação transfronteiriça. Nesta terra se reuniram D. Sancho II de Portugal e D. Fernando III de Castela para negociar as tréguas e se celebraram os esponsais da princesa Maria, filha de Afonso IV, com o rei castelhano Afonso XI. Aqui se travaram igualmente duras refregas contra os invasores penin
|
Castelo do Sabugal. DGEMN
|
Ruinas da Igreja Rom.nica de Vilar Maior. DGEMN
|
Rotas Transfronteiriças
Daqui se parte para um percurso que abrange a Rota das Fortalezas da Fronteira, Ciudad Rodrigo, San Felices de los Gallegos, Aldea del Obispo e Almeida. E a Rota dos Castelos, espalhados por todos os concelhos portugueses e todas as províncias de Castela e León. Ou ainda para uma Rota da Arte Rupestre, de ligação entre as gravuras rupestres do Côa e de Siega Verde, e as pinturas neolíticas de Las Batuecas (La Alberca, Salamanca), com os sítios arqueológicos de Altamira, na Cantábria e Lascaux, na região de Perigaux, já em Franca.
Estacão Rupestre de Siega Verde
Esta situada nas margens do rio Águeda, a 15 km de Ciu
|
Informação Turística
Feiras e Romarias
Santa Barbara - Almeida - Agosto
Festa do Espírito Santo - Almeida - Dia de Pentecostes
Espírito Santo e S da Povoa - Sabugal - Maio
|
| |